unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/09/09

Frota da Vale deverá atingir 100 embarcações

A Vale pretende continuar a expandir em grande escala sua frota. Até o momento a companhia tem assegurado 57 navios, que podem transportar 55 milhões de toneladas por ano, mas está planejando estabelecer uma frota de 100 embarcações para aumentar as exportações de minério de ferro no longo prazo.

Na semana passada, a Vale assinou um contrato de US$ 5,8 bilhões com o armador sul-coreano STX Pan Ocean para transportar 300 milhões de toneladas de minério de ferro durante 25 anos, a partir de 2011.

Para atender à demanda da companhia serão necessários oito navios de 400.000-dwt e são esperadas embarcações da afiliada do armador sul-coreano, a STX Offshore & Shipbuilding.

O negócio prevê a construção de navios e inclui a opção de encomendar mais quatro embarcações.

A Vale contratou um total de 16 embarcações de 400.000-dwt e 180.000-dwt desde a queda no ano passado e comprou 16 navios de segunda mão, ampliando o número de navios de sua propriedade para 32. Também assinou contratos de navegação de longo prazo para utilização de 22 navios de companhias marítimas como a BW Group, Oman Shipping, NYK Line e STX Pan Ocean.

Adicionalmente, a companhia informou que planeja encomendar quatro embarcações de 400.000-dwt da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering para transportar minério de ferro em um contrato de longo prazo com o armador. Também tenciona adquirir três navios de casco simples para convertê-los em grandes embarcações de minério no estaleiro chinês.

As exportações de minério de ferro da Vale superam 250 milhões de toneladas, mas a companhia pretende ampliar o volume para 400 milhões de toneladas até 2015. Para atender à demanda de navegação, a expectativa é continuar ampliando a frota.