unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/09/10

Frota de navios especializados deve diminuir

A frota global de navios frigoríficos especializados continua em declínio por conta da concorrência com porta-contêineres, de acordo com um novo relatório da Drewry Shipping Consultants.

Segundo relatório anual da consultoria sobre o transporte reefer, a frota de navios frigoríficos representará apenas 8,4% da capacidade de transporte refrigerado em 2012.

A frota mundial de navios do segmento tem cerca de 727 unidades com 100.000 pés cúbicos e idade média de 22 anos, representando uma queda de 17% na última década. Em contrapartida, a frota de porta-contêineres deve ter cerca de 735 navios entregues nos próximos dois anos, totalizando 4,1 milhões de Teus de capacidade.

O autor do relatório, Kevin Harding, ressalta que mesmo com capacidade menor em relação a outros segmentos, a frota reefer detém uma quota de mercado muito maior. Os navios frigoríficos tem uma participação de quase 30% no mercado, enquanto que em 2009 esse market share era ligeiramente inferior a 32%, estima o executivo.

Ao mesmo tempo, os volumes frigorificados transportados por via marítima deverão crescer fortemente, com o fim da crise. Harding estima que os embarques reefers devem crescer mais de 25 milhões de toneladas até 2015.

O estudo da consultoria aponta que as duas maiores mercadorias do segmento foram carnes e peixes, que representam quase a metade dos embarques. No ano passado havia 20 milhões de toneladas de embarques de carne, sendo que este montante deve aumentar para 27 milhões de toneladas em 2015. Nop segmento de peixes e mariscos, em 2009 o montante era de pouco menos de 15 milhões de toneladas e agora a previsão é de que atinja 19,5 milhões de toneladas em 2015.