Porta-contêineres inativos correspondem a 0,9% da frota celular.
O número de porta-contêineres inativos chegou ao nível mais baixo registrado nos últimos 30 meses. Segundo estatísticas da consultoria Alphaliner para o mês de abril, apenas 71 navios estavam em lay-up.
O total de capacidade ociosa soma 134 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) – ou 0,9% do total da frota celular -, representando o menor número desde o começo da crise financeira, em setembro de 2008.
Atualmente, 26 navios controlados por transportadoras estão em lay-up, o que dá um total de 75.000 Teus inativos. Com exceção de algumas embarcações, que são muito antigas e outras danificadas, toda a frota celular utilizável sob controle das transportadoras está prevista para voltar às atividades até o final de maio.
De acordo com dados da Alphaliner, até o momento, dois navios de mais de 5 mil Teus de capacidade continuam inativos, sendo que o Zim Djibouti (10.062 Teus) e o Zim San Diego (8.440 Teus) devem ser integrados ao serviço AEX2 (Ásia – Europa Express 2), recém lançado e operado conjuntamente pela Zim, CSCL e Evergreen.
Outras 45 unidades somando 59.000 Teus estão inativas. Isso inclui alguns navios do mercado de afretamento que foram recentemente entregues aos proprietários e ainda não têm um emprego determinado. Os números da frota inativa estão, no momento, de volta aos níveis pré-crise. No pico da crise, no final de 2009, havia mais de 200 embarcações ociosas.