A capacidade celular da frota de porta-contêineres global deve sofrer uma expansão anual de 8,8% pelos próximos dois anos, com 1,26 milhão de Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) a serem adicionados em 2011 e 1,33 milhão de Teus em 2012, de acordo com informações da consultoria marítima Alphaliner.
Embora os incrementos previstos não superem os números registrados em 2006-2008 – quando uma média de 1,37 milhão de Teus foi incorporada à frota global – o nível da capacidade permanece como uma das principais preocupações da indústria, indica relatório recente da companhia.
Segundo a análise, boa parte da nova capacidade adicionada em 2010 foi absorvida pela demanda crescente causada pela recuperação econômica global. O volume de movimentação nos cinco maiores portos de cargas conteinerizadas do mundo cresceu 18% nos primeiros três trimestres de 2010, porém a média de incremento nestes complexos caiu para 8% no quarto trimestre, e a tendência decrescente tende a persistir neste ano.
O arrefecimento da demanda no quarto trimestre já começou a afetar o carregamento das companhias de transporte marítimo, considera a Alphaliner. Estima-se que os níveis de utilização nas rotas do Extremo Oriente destinadas a Europa e EUA caíram para 80% em dezembro – o percentual mais baixo obtido desde maio de 2009. A atenção agora deve se voltar para os níveis de utilização nos próximos dois meses, que irão determinar a direção das taxas de frete após o perãodo de Ano Novo na Ásia.