unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/05/10

Frota ociosa deve apresentar aumento no final do ano

Com novas entregas, tonelagem parada pode chegar a 1 milhão de Teus.

A frota de porta-contêineres ociosos deve aumentar no final do ano, com o fim da temporada de pico no segundo semestre.

Segundo levantamento da consultoria marítima Alphaliner, existem cerca de 30 novas embarcações com capacidade total de 270 mil Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) prontas para entrega nas próximas semanas.

Em levantamento realizado em 24 de maio, a frota ociosa caiu para 549 mil Teus; em dezembro do ano passado, chegou a computar 1,522 milhão de Teus. Esta redução de quase 1 milhão de Teus ociosos durante os últimos seis meses aconteceu mais rápido do que o esperado, resultando em escassez de navios com capacidade superior a 4 mil Teus.

Grande parte da atual situação é justificada pelos novos serviços lançados para a temporada de pico da demanda, que está absorvendo rapidamente os navios de mais de 4 mil Teus. Porém, com a redução da demanda sazonal e a entrega das novas construções, a capacidade deve aumentar novamente.

Além disso, a queda do euro face às moedas asiáticas terá um efeito negativo sobre os volumes do comércio entre Extremo Oriente e Europa. Desta forma, a previsão é que a tonelagem ociosa compute 1 milhão de Teus até o final do ano.