Cerca de 300 mil Teus devem ser colocados em lay-up.
A frota de porta-contêineres ociosos deverá aumentar até o final do ano, dada a implantação de novas capacidades por parte dos armadores. Segundo estatísticas da consultoria Alphaliner, mesmo com a redução de 10% dos navios no comércio entre Ásia e Europa – orientada pela previsão de baixa demanda nos próximos meses – cerca de 300 mil Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) devem ser colocados em lay-up, com 50 navios de 3 mil Teus a 8 mil Teus liberados no processo.
De acordo com a consultoria, embora nenhuma companhia tenha confirmado a programação para os próximos meses, a retirada de parte da capacidade já está sendo planejada. Tais movimentos serão necessários para manter a oferta e a demanda em equilíbrio após os recordes registrados nos últimos nove meses.
A frota ociosa está agora avaliada em 225 mil Teus, em comparação ao 1,5 milhão de Teus do início do ano. A redução de 1,27 milhão de Teus tem sido impulsionada pela rápida reativação dos navios e lançamento de novos serviços.
A utilização da política de redução de velocidade também ajudou, absorvendo cerca de 0,32 milhão de Teus desde janeiro, elevando a capacidade total absorvida para 0,5 milhão de Teus. A reativação da maior parte da frota ociosa ocorreu apesar da entrega de 1,21 milhão de Teus de novos navios este ano.
A Alphaliner estima que, por conta da baixa demanda, pelo menos três serviços deverão ser retirados na rota entre o Extremo Oriente e norte da Europa, assim como em todas as outras duas entre o Extremo Oriente e Mediterrâneo.