Unidade flutuante de regaseificação encomendada à BW LNG está sendo construída na Coreia do Sul
A unidade flutuante de regaseificação (FSRU) encomendada pela Gás Natural Açu (GNA Açu) está prevista para ser entregue em março de 2019 pelo estaleiro sul-coreano DSME. A embarcação da BW LNG comporá o terminal de GNL do Porto do Açu (RJ), orçado em R$ 325 milhões.
As informações constam do memorial descritivo do projeto, ao qual a BE Petróleo teve acesso. A estimativa de custo foi baseada no projeto básico do terminal, elaborado pela CFPS Engenharia.
Com capacidade para regaseificar 21 milhões de m³/d e armazenar 174 mil m³/d de gás, o terminal terá como principais consumidores as termelétricas GNA Açu I e II, cuja capacidade total instalada será de 3 GW. As UTEs começarão a operar no complexo portuário e industrial entre os anos de 2021 e 2023.
A operação de transferência de GNL do navio carregador para a FSRU será efetuada na modalidade ship-to-ship, em que as embarcações ficam atracadas a contrabordo. A importação do produto ocorrerá periodicamente conforme as necessidades do sistema elétrico brasileiro.
A duas UTEs são parte da primeira fase do Açu Gás Hub, que prevê investimento da ordem de R$ 7 bilhões. A 2ª fase prevê até três termelétricas adicionais, alinhadas com a capacidade de geração de energia licenciada pela GNA, de 6,4GW, e que permite o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.
A GNA Açu é uma parceria entre a BP, Prumo Logística e Siemens.
Fonte: Revista Brasil Energia