
A Fugro obteve a licença de navegação do Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos para operar a embarcação de superfície não tripulada (USV, em inglês) Blue Essence, informou a companhia nesta quinta-feira (13). A USV Blue Essence, denominada Fugro Pegasus, é o primeiro registro de um USV nos Emirados Árabes Unidos que atende aos padrões operacionais de várias autoridades marítimas independentes.
O navio autônomo foi construída pela SEA-KIT International, com o objetivo de inspecionar ativos submarinos, sendo possível controlá-la de qualquer lugar do mundo. Além disso, a embarcação inclui o e-ROV (Blue Volta), o qual permite ampliar a inspeção de ativos em até 400 metros de profundidade.
Os sistemas e sensores geográficos do Blue Essence permitem pesquisas de caracterização de ativos e locais de inspeção submarina, possibilitando a condução de operações com segurança e eficiência, reduzindo as emissões em 95% em relação às operações convencionais da embarcação.
“Não havia regulamentos existentes para embarcações não tripuladas, por isso formamos um grupo de trabalho com autoridades dos Emirados Árabes Unidos e parceiros locais para facilitar o processo”, explica no comunicado o diretor de Operações Remotas do Oriente Médio e Índia da Fugro, Hannes Swiegers.
USV Blue Essence no Brasil
Para 2024, a Fugro pretende trazer um navio autônomo para o país. A ideia é utilizá-lo como alternativa para operações de mergulho raso e inspeções. Atualmente, a companhia detém uma frota de três embarcações não tripuladas; Elas já operam em águas do Mar do Norte, da Austrália e, agora, do Oriente Médio.
Segundo reportagem do PetróleoHoje, o Deputy Country Manager (DPC) da Fugro Brasil Marine, Felipe Vasconcellos, revelou que a companhia está negociando com a Petrobras o primeiro projeto-piloto no Brasil.
Fonte: Revista Brasil Energia