
O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) anunciou que o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou, em sua última reunião de 2025, em 17 de dezembro, a liberação de R$ 218,8 milhões para investimentos em projetos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados à ampliação da frota e à modernização de estaleiros.
Em Santa Catarina, além da atualização de estaleiros, será comtemplada a construção de embarcações destinadas à navegação interior, ao transporte de passageiros, ao apoio portuário e ao apoio marítimo. No Rio Grande do Sul, também serão beneficiados projetos voltados à navegação interior.
Segundo o Mpor, o objetivo é melhorar a frota usada no transporte hidroviário e a eficiência operacional no modal. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os investimentos reafirmam o compromisso com o desenvolvimento regional e o papel estratégico do FMM. “O Fundo da Marinha Mercante voltou a ser um instrumento de desenvolvimento. Cada projeto aprovado representa emprego, renda, oportunidades e fortalecimento da logística nacional”, disse.
Fonte: Revista Portos e Navios