
A Galp anunciou, nesta terça-feira (3), a aquisição de novos projetos em energias renováveis que somam até 4,8 GW. Os acordos fechados sinalizam a entrada da companhia no mercado brasileiro de energia eólica.
O acordo com a Casa dos Ventos contempla um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste, enquanto a parceria com a SER Energia prevê projetos com capacidade total de 4,6 GW.
Até então, o único país onde a Galp detinha projetos eólicos era em Portugal, com participação de 50,5% em uma planta com capacidade de geração de 12 MW.
Em 2021, a Galp estreou no mercado de energia solar brasileiro ao adquirir dois projetos de geração solar fotovoltaica na Bahia e no Rio Grande do Norte, totalizando 594 MW.
Portfólio
O portfólio de energias renováveis da companhia portuguesa totaliza 9,6 GW com projetos em fases de desenvolvimentos diversas no Brasil e na Península Ibérica. Neste mesmo local, ela é a principal produtora de energia solar, com produção de 1,2 GW. Suas metas são o aumento da capacidade de produção de energias renováveis para 4GW até 2025 e 12GW até 2030.
A petroleira também possui participações em diversos blocos localizados no pré-sal da Bacia de Santos, tais como o BM-S-11/11A (10%), Bacalhau (20%), Uirapuru (14%) e BM-S-24 (20%), além de uma parcela de 20% no bloco C-M-791, este último na Bacia de Campos.