unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/05/11

Galvão Energia investe R$ 400 milhões em eólica

A Galvão Energia fechou contratos de fornecimento de 47 equipamentos de energia eólica com a Vestas Wind Systems Brasil, ligada à empresa dinamarquesa.

O valor total é de R$ 400 milhões, entre equipamentos e manutenção, diz Otávio Silveira, presidente da Galvão Energia. O contrato foi financiado pelo BNDES e 60% dos geradores contratados terão conteúdo nacional.

Os equipamentos, com 2 megawatts cada um, o que totaliza 94 megawatts de energia contratada, irão para São Bento do Norte, no Rio Grande do Norte.

Já havíamos contratado 40 equipamentos e agora teremos mais sete, conta.

A Vestas também ficará responsável pela operação e pela manutenção por dez anos. Por contrato, a empresa se compromete a oferecer equipamentos que gerem energia em 97% do tempo.

Só estarão parados durante 3% do tempo, quando estiverem em manutenção, afirma Silveira. Os geradores adquiridos entrarão em funcionamento em setembro de 2013, e não mais em janeiro daquele ano.

A Aneel oficializou na sexta-feira o adiamento do início das operações para setembro de 2013, de modo a possibilitar adaptações na rede. Houve acúmulo de parques no Estado, onde há pouca capacidade de transmissão. Se o atraso afeta o resultado? Afeta, mas foi a solução possível. Melhor do que deixar equipamentos sem gerar energia. Eles estragam como carro parado.