unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/09/11

Gás é 53% da oferta do A-5

A EPE informou nesta quarta-feira (28/9) que 377 projetos foram cadastrados para participar do leilão A-5 deste ano, previsto para o dia 20 de dezembro.

A soma da capacidade total instalada do empreendimentos cadastrados é de 24,25 GW. As térmicas a gás representam 53% da capacidade inscrita (12,9 GW). As eólicas, por sua vez, representam 78,5% do número de projetos.

Há ainda 14 projetos hidrelétricos – dez novos empreendimentos e quatro ampliações – com capacidade total de 2,74 GW.

Na avaliação do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o resultado final do processo de cadastramento reforça o interesse dos investidores em termelétricas a gás natural em participar dos leilões, o que já se verificou na disputa promovida nos leilões A-3 e de reserva de agosto. Ele lembra, contudo, que será necessário verificar se esses projetos têm a garantia de fornecimento de combustível, condição indispensável para que sejam habilitadas a participar do leilão.