unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/07/11

Gás natural eleva produção da Petrobras no Amazonas

A produção de junho da empresa cresceu 2%, com relação a junho de 2010 e 1,9% comparado com maio desse ano. A produção de petróleo, porém, caiu 3% neste perãodo.

A produção média diária de petróleo e gás natural da Petrobras no Amazonas cresceu 2% no semestre de 2011, comparado ao primeiro semestre do ano passado. A produção de junho também cresceu 2%, com relação a junho de 2010 e 1,9% comparado com maio desse ano. O aumento foi puxado principalmente pela produção de gás natural, que expandiu 6,2% no primeiro semestre do ano, enquanto a produção de petróleo caiu 3% no mesmo perãodo.

“Aconteceu um declínio natural na produção de petróleo do Amazonas até 2008, o qual foi revertido em 2009. Agora estamos em um patamar estável por conta dos novos investimentos da empresa na bacia do Solimões”, afirmou o gerente geral da Unidade de Operação, Exploração e Produção da Amazônia, Luiz Ferradans.

De acordo com a Petrobras, campos de petróleo ou gás apresentam declínio natural dos reservatórios durante a fase de produção. O trabalho de desenvolvimento e manutenção da produção é que possibilita minimizar e reverter a taxa de declínio.

Em setembro do ano passado, a companhia iniciou um Teste de Longa Duração (TLD) em novo poço próximo ao municipio de Tefé (a 630 Km de Manaus). O teste tem duração prevista de um ano, e até o momento, os resultados indicam que a capacidade de produção do poço é de 2,5 mil barris de petróleo por dia.

No primeiro semestre de 2011, a Petrobras produziu no Amazonas uma média de 118,7 mil barris equivalentes por dia (boe/dia) contra a média de 116,4 mil boe/dia no mesmo semestre de 2010.

A produção de petróleo no Estado passou de uma média de 52,5 mil barris por dia para 54 mil barris diários no primeiro semestre do ano passado. Já a produção média de gás natural chegou a 10,5 milhões milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) nesse ano contra a média de 9,9 milhões de média nos primeiros seis meses do ano passado.

O Amazonas é responsável por cerca de 19% da produção brasileira de gás natural e 2,5% da produção de petróleo nacional. O Estado é o terceiro maior produtor do país e o primeiro em terra.

Produção Nacional

No Brasil, a produção de petróleo e gás da Petrobras, em junho, foi de 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). Esse volume indica um aumento de 4% sobre os 2,3 milhões de barris produzidos no mesmo mês de 2010, e de 2% em comparação a maio de 2011. A produção de gás natural no Brasil em junho foi de 57,3 milhões metros cúbicos por dia, indicando um aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 0,7% em relação a maio de 2011.

Considerada a produção exclusiva de petróleo dos campos nacionais, a companhia registrou um aumento de 2,2% sobre o volume produzido no mês anterior e de 3,5% em relação a junho de 2010. Contribuíram para esses resultados o retorno à produção de plataformas que estavam em paradas programadas na Bacia de Campos e a entrada em operação de mais um poço na plataforma P-57, no campo de Jubarte, na porção Capixaba da Bacia de Campos. No final de junho foi iniciado, também, o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Aruaní, na Bacia de Campos.