
A Companhia de Gás do Amapá (Gasap) abriu edital de pré-qualificação de fornecedores de gás natural, para contratação em futuras chamadas públicas para suprimento ao estado.
De acordo com comunicado da empresa, as propostas de fornecimento devem ser para entrega de gás natural a partir de 1º de janeiro de 2030, durante 15 anos. O ponto de conexão obrigatoriamente para a entrega do suprimento deve ser na cidade de Macapá ou região metropolitana.
O volume preliminar de fornecimento de gás é de 1,2 milhão de m3/dia, para atender os segmentos termelétrico, industrial e automotivo em um primeiro momento.
Segundo o comunicado, os Interessados devem enviar documentação para a Gasap até o dia 29 de fevereiro e o procedimento de pré-qualificação deverá ser concluído até 15 de março de 2024.
A Gasap ainda está não está operacional e, conforme informações disponíveis no site da empresa, o início das operações depende da viabilização da construção do gasoduto que irá ligar o estado do Amapá a um gasoduto de transporte, havendo também a possibilidade de receber gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GNL), fazendo uso de um terminal de regaseificação de GNL projetado para a cidade de Barcarena, no Estado do Pará.
A Gasap é uma empresa do grupo Termogás, dona de distribuidoras como Cigás (AM), Gás do Pará, Gasmar (MA) e Gaspisa (PI), entre outras.
Fonte: Revista Brasil Energia