unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/05/22

GE fonecerá módulo elétrico para P-79


A GE Power Conversion informou, nesta sexta-feira (29), que irá fornecer o módulo elétrico para o FPSO P-79, pertencente ao consórcio Daewoo / Saipem. A unidade de produção será instalada no campo de Búzios, na Bacia de Santos.

O fornecimento do módulo elétrico inclui quadros de distribuição de média e baixa tensão e centros de controle de motores e transformadores de alta potência. Ele compreende em sua estrutura 2 mil toneladas, 25 m de altura, 22 m de largura e 33 m de comprimento.

A fabricação do módulo será feita na Ásia e entregue em 2023. A previsão é que o FPSO comece suas operações em 2025.

O contrato entre a Daewoo / Saipem e a Petrobras pelo fornecimento da P-79 foi fechado em junho de 2021. O FPSO será construído na Coreia do Sul.

A GE já forneceu outro seis módulos similares para FPSOs da Petrobras que operam no pré-sal, sendo dois deles (P-75 e P-77) também no campo de Búzios.

P-78

Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a Siemens irá fornecer pacotes de geração e compressão ao FPSO P-78 à Siemens Energy. A companhia será responsável pelo suprimento de de energia à plataforma.

A entrega dos equipamentos também está prevista para 2023 e com início das operações em 2025. O consórcio Keppel/Hyundai está a frente da construção da plataforma no campo.

Búzios

O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. As estimativas da companhia apontam que Búzios deve chegar ao final da década com até 12 FPSOs em operação, e uma produção diária acima dos 2 milhões de boe.

Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios (P-74, P-75, P-76 e P-77), que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras. A quinta e a sexta plataforma previstas para o campo (FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré) estão em processo de construção pela Modec e SBM, respectivamente, assim como a P-78. A nona unidade (P-80) está em processo de contratação.

Fonte: Revista Brasil Energia