A unidade de petróleo e gás do conglomerado industrial General Electric (GE) fez uma grande aposta na indústria de exploração em águas profundas com uma oferta de US$ 1,3 bilhão em dinheiro pela companhia de serviços de petróleo britânica Wellstream Holdings.
A Wellstream é especializada na fabricação de dutos flexíveis usados para ligar instalações flutuantes que exploram petróleo e gás em águas profundas. A companhia opera uma fábrica em Newcastle, no Reino Unido, e outra em Niterói, no Rio de Janeiro.
O presidente e executivo-chefe da GE Oil & Gas, Claudi Santiago, afirmou que o Brasil é uma região importante para a GE. Os produtos flexíveis e de linha de fluxo da Wellstream vão ampliar a nossa carteira de soluções marítimas, fornecendo aos clientes – incluindo aqueles no Brasil, África e Ásia – a tecnologia e os serviços confiáveis necessários para lidar com os duros desafios das águas profundas, disse o executivo.
O conselho diretor da Wellstream rejeitou uma oferta de compra da GE em outubro, mas unanimemente recomendou a proposta apresentada hoje. O acordo, que a GE espera fechar no primeiro trimestre de 2011, destaca a importância do Brasil para a companhia. Em 2012 a GE planeja abrir um centro de pesquisa de US$ 100 milhões no Rio de Janeiro.