A Geoplan do Brasil S.A., empresa paranaense de soluções em infraestrutura, anunciou que deve investir cerca de R$ 50 milhões para acompanhar o crescimento da demanda dos estaleiros nos próximos anos. O diretor da empresa, Paulo Ceschin, informou que o processo de retomada da indústria naval brasileira deve movimentar cerca de US$ 10 bilhões.
A empresa, parte da Geogroup Brasil, atua em todas as etapas no desenvolvimento de empreendimentos de infraestrutura. A indústria de fabricação e reparos de embarcações fez surgir a oportunidade de expansão para a empresa, que pretende ampliar os negócios na área de climatização e purificação do ar, tornando as condições de trabalho mais confortáveis, além de proteger equipamentos (como motores e guindastes) de corrosões.
Segundo Ceschin, uma descrição simples do trabalho da Geoplan é basicamente monitorar o ambiente e equipamentos nas imediações das embarcações, para proporcionar condições de trabalho favoráveis à tripulação e a preservação de seu ambiente interno.
A base principal da Geoplan é localizada em Curitiba, onde conta com fábrica própria para manufaturação de máquinas que são encaminhadas em bases instaladas nos estaleiros do Atlântico Sul (em Pernambuco), Rio Grande e Rio de Janeiro, de acordo com a demanda de cada localidade.