A companhia andaluza Ghenova Engenharia e o estaleiro Promar, filial da internacional STX, firmaram, no Rio de Janeiro, um contrato de quase R$ 16 milhões pelo qual a empresa desenvolverá a engenharia de detalhamento e apoio a compras de oito navios gaseiros para Transpetro, companhia de transportes da Petrobras. A assinatura do contrato foi realizada dois meses depois de assinada a carta de intenções previa, e um ano depois da constituição da filial Ghenova Brasil Projetos, a primeira empresa do grupo em América do Sul.
Os protótipos são das três series de navios de transporte de LPG: quatro de 7.000m³, pressurizado; dois de 4.000m³, pressurizado; e dois com capacidade para 12.000m³, semi-pressurizado.
A Ghenova será a responsável pelo projeto de detalhamento íntegro, execução e gestão, contando para isso com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que atuará, antes do final do ano, no desenvolvimento das áreas de estruturas, canais, equipes, outfitting, eletricidade, instrumentação, eletrônica, HVAC e habilitação. Igualmente, irá desenvolver as especificações técnicas para o apoio as compras.
Para a execução do trabalho, a empresa está em processo de seleção de profissionais brasileiros, tanto experientes, como recém graduados. Para Francisco J. Cuervas, diretor geral de Ghenova, o projeto supõe uma grande oportunidade de formação para os universitários brasileiros de último curso, os quais poderão realizar estágios nos escritórios da Ghenova Engenharia, na Espanha. Para torná-lo possível a companhia trabalha já no estabelecimento de convênios de colaboração com universidades do Brasil, finaliza.
Com sede central em Sevilha e escritórios em Ferrol, Madri, Berlim (Alemanha), Rio de Janeiro (Brasil), San Louis (EUA) e Phoenix (EUA), desde 1983 vem fornecendo serviços de consultoria e engenharia multidisciplinar nos setores de Engenharia Naval, Aeronáutica, Civil, Industrial e Energia.