unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/12/09

Gomes envia em março projeto que cria a Ferrosul no Paraná

O ano de 2010 significará o nascimento da estatal Ferrosul, que instalará e operará ferrovias que ligarão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, o projeto de lei de criação da Ferrosul será encaminhado ainda no primeiro trimestre de 2010 para a Assembleia Legislativa do Paraná.

Posteriormente, os outros estados deverão fazer as suas próprias regulamentações para participarem como acionistas da estatal. A Ferroeste, companhia de economia mista vinculada ao governo paranaense, servirá de base para a realização da nova empresa. O projeto de lei, inclusive, já prevê a substituição do nome da Ferroeste pelo da Ferrosul. Gomes adianta que os deputados sinalizaram a intenção de aprovar a proposta.

Antes disso, em janeiro, o dirigente relata que deve ser apresentado o plano de negócios da Ferrosul. Gomes defende que, futuramente, a empresa também deverá aproximar-se das companhias de silos e armazéns dos estados, como a Cesa, no Rio Grande do Sul, e a Codapar, no Paraná. Essa integração facilitará a movimentação da produção dos estados que serão futuramente atendidos pela Ferrosul. Queremos uma empresa logística que reduza o custo do transporte do setor produtivo, enfatiza Gomes.

O dirigente acrescenta que a nova empresa poderá aceitar sócios da iniciativa privada, mas desde que o controle permaneça público. Hoje, a Ferroeste já é uma das maiores companhias de transporte e logística da região Sul do País. Em valores atualizados, ela é avaliada em cerca de R$ 700 milhões (sem considerar o valor do direito de concessão dos novos ramais).

Gomes argumenta que os números demonstram o potencial da companhia para levar adiante os projetos de expansão e para receber investimentos públicos e privados. A empresa pretende ampliar a sua malha, atualmente de cerca de 250 quilômetros, em mais 1,3 mil quilômetros (considerando apenas os ramais já programados) com investimentos estimados da ordem de R$ 3 bilhões. Com os novos ramais que serão incluídos com a criação da Ferrosul, nos territórios catarinense e gaúcho, a extensão total poderá alcançar cerca de 2,6 mil quilômetros.

Ferrovia entre Porto Alegre e Pelotas é prioridade
Além da iniciativa da Ferrosul, outro empreendimento ferroviário é destaque no Rio Grande do Sul: a ligação entre Porto Alegre e Pelotas. No dia 23 de dezembro, em reunião do Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), a governadora Yeda Crusius determinou a contratação de estudo de viabilidade técnica para a implementação de uma ferrovia entre a Capital gaúcha e o município da Metade Sul, através de PPPs.

O diretor de Logística e Integração da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Paulo Lomando, destaca que esse último projeto independe da criação da Ferrosul, contudo a nova companhia poderá participar da iniciativa. A empresa terá como principal função o planejamento do setor ferroviário, salienta Lomando.

O diretor lembra que os quatro estados envolvidos na criação da Ferrosul terão poder de decisão sobre os empreendimentos a serem conduzidos. Entre os possíveis projetos que a empresa poderá adotar no Estado estão a expansão de ramais ferroviários na região da Produção (no entorno do município de Passo Fundo) e uma ligação entre os portos de Rio Grande e Paranaguá.