unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/09/09

Governo anuncia 2º estaleiro hoje

O grupo sul coreano Sungdong será confirmado, hoje, como responsável pela tecnologia do segundo estaleiro para a zona portuária, segundo informou o presidente do Complexo Portuário Industrial de Suape e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, em evento no gabinete do governador Eduardo Campos. Com um investimento de mais de US$ 400 milhões e uma área de aproximadamente 100 hectares, o empreendimento terá a parceria da Galvão Engenharia e da Alusa. Fechando o consórcio, a holandesa SBM Off Shore NV seria incumbida de elaborar o projeto da obra.

Na época da assinatura do protocolo de intenções para o estaleiro, em abril passado, projetava-se a geração de 1 mil empregos nas obras civis e 2,5 mil quando o empreendimento naval entrasse em operação. Serão fabricadas embarcações e sondas para perfuração de poços de petróleo em alto mar. ?Sem contar com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), há demanda para mais seis estaleiros. Com certeza, nós agregamos quatro. Todos eles devem ser anunciados até o fim deste mês?, acrescentou Bezerra Coelho. Em abril, o dirigente afirmou que os dois estaleiros poderão ser concorrentes ou parceiros.

Porém, o Centro de Reparação Naval, que estava sendo viabilizado e tinha orçamento estimado em R$ 250 milhões, corre sério risco de sair dos planos de Suape. Faltaria espaço para agregar o investimento. Aliás, espaço parece ser a grande ?dor de cabeça? da administração portuária. A discussão atual é sobre os locais onde ficarão os novos projetos. ?Com esses projetos consolidados, passaremos a ser os primeiros na indústria naval brasileira?. A procura por navios é oriunda das necessidades crescentes em relação ao pré-sal. Por conta da agenda atribulada do presidente Lula para os eventos de amanhí em Pernambuco, a inauguração do Cais 5 e até o anúncio do fechamento de cinco grandes contratos da Refinaria Abreu e Lima já estão fora da ?maratona?.