– O governo federal anunciou nesta sexta-feira um acordo de investimentos de R$ 948 milhões para obras de expansão da capacidade do terminal de contêineres do Porto do Rio. A expectativa é que 3 mil empregos sejam gerados com os aportes.
A autorização emergencial e aprovação preliminar do plano de investimentos foram assinadas pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e por Roberto Lopes, CEO da Rio Brasil Terminal, operadora do terminal de contêineres do porto.
A medida autoriza o início imediato de obras de ampliação e unificação de pátios, com acréscimo de quase 18 mil m² de área operacional, modernização da rede elétrica, implantação de novo portão com seis balanças, além da aquisição de equipamentos de grande porte, como guindastes e pórticos ferroviários.
Com as obras, a expectativa é de que a capacidade atual do terminal, de cerca de 440 mil contêineres por ano (do tipo TEU, de 20 pés), seja ampliada para aproximadamente 600 mil até 2029, podendo chegar a 1,2 milhão ao final de todas as fases do projeto.
Além disso, recentemente o Porto do Rio teve o calado – a altura em que um navio pode permanecer na água – aumentado em 1,1 metro, o que fez o terminal ultrapassar a medida no Porto de Santos, o maior em capacidade do país, mas que tem pouco espaço para crescer.
— Esse aporte será fundamental para ampliar a capacidade do porto. É importante para que possamos avançar na agenda de desenvolvimento. Temos expectativa de que mais de 3 mil empregos diretos seja gerados após esses investimentos — afirmou o ministro.