Uma ação que visa, no curto e médio prazo, a mudar a matriz de transporte no Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, o secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e o superintendente de Portos e Hidrovias, Gilberto Cunha, autorizaram contratação do serviço de dragagem de manutenção dos canais artificiais das hidrovias interiores em território gaúcho, com volume total de dragagem estimado em 762.309 metros cúbicos por ano. O valor da operação é de R$ 5.789.086,60.
O trabalho vai ser desenvolvido pela empresa Enterpa Engenharia e o prazo de duração é 12 meses, a contar da data de oficialização, com possibilidade de prorrogação por iguais e sucessivos perãodos até o limite de 60 meses.
Andrade afirmou que a meta do governo estadual em investir na remodelação do sistema hidroportuário é trazer mais competitividade para o Estado, tipicamente exportador. O secretário de Infraestrutura lembrou que o RS é a unidade da federação com maior média de utilização de rodovias para transporte de cargas, o equivalente a 85% do deslocamento de mercadorias. Temos o desafio, em um perãodo de dez anos, de passar dos cerca de 5% de uso de hidrovias para 15% do transporte de cargas através desse modal, considerou o dirigente.
Um dos locais onde se efetuará dragagem é o estuário da Lagoa dos Patos (canais Setia, Barra SG, Canal do São Gonçalo, Coroa do Meio, Nascimento e Feitoria), com volume anual de aproximadamente 327.397 metros cúbicos. No rio Guaíba e delta do Jacuí (canais Itapuí, Campista, Junco, Belém, Leitão. Pedras Brancas e Cristal, Navegantes, Furadinho, Rio das Balsas, além dos trechos em foz dos Rios Gravataí, Sinos e Caí), o contrato prevê remoção de volume de 434.912 metros cúbicos por ano. A dragagem é ponto primordial para a navegabilidade nas hidrovias gaúchas, justificou o superintendente de Portos e Hidrovias. O empreendimento integra o programa estruturante Duplica RS.(Fonte: Jornal Agora)