unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/10/24

Governo autoriza lançamento do edital para concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

– O Governo do Estado deu sinal verde para avançar com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Conselho formado pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, além de outras autoridades, aprovou o modelo de como será realizado o processo e decidiu publicar o edital, de acordo com anúncio desta quinta-feira (24).

A concessão vai beneficiar 4,6 milhões de habitantes da zona leste da Região Metropolitana segundo a gestão de Tarcísio, passando para a iniciativa privada o chamado Lote Alto Tietê.

“O projeto que estamos implementando é realmente transformador e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. A modernização e expansão das estações de transporte vão trazer mais conforto e agilidade para os cidadãos. Além disso, a construção de novas estações e a reconstrução das antigas irão conectar uma das áreas mais populosas de Guarulhos diretamente à Avenida Paulista, facilitando o acesso ao centro de São Paulo. Esse é um benefício fundamental para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento da região metropolitana, garantindo mais oportunidades e um futuro melhor para todos.”, disse o vice-governador.

Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Com a concessão haverá a ampliação de 22,6 km; melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização; e a implantação de equipamentos e sistemas. A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.

Cidades como Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, também atendidas e impactadas diretamente pela concessão, não foram atendidas com um destes encontros, restando aos interessados nestes municípios, participar das audiências em outros locais.

A estimativa de investimento no projeto das três linhas é na ordem de R$ 12,5 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a construção da estação César de Souza, em Mogi das Cruzes, e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de dez novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.

futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.

Após este a concessão, restará apenas a Linha 10-Turquesa na administração da CPTM, onde a companhia segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, deverá passar a ter um papel de agência reguladora das concessões do transporte ferroviário.

Fonte: https://diariodostrilhos.com/2024/10/24/governo-autoriza-lancamento-do-edital-para-concessao-das-linhas-11-12-e-13-da-cptm/