Em viagem a Brasília, na sexta-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira obteve da Secretaria Especial de Portos a autorização para aumentar a profundidade do canal de acesso ao Porto de Itajaí. O governador se reuniu com o ministro Pedro Brito.
Durante o encontro, o ministro concordou que a dragagem no porto atinja 14 metros para permitir operações de navios maiores.
O governador garantiu que pedirá urgência à Fundação do Meio Ambiente para liberar, no máximo em 15 dias, o novo licenciamento ambiental. A obra será incluída no projeto já existente e está orçada em R$ 15 milhões.
A dragagem de 12 metros não garante competitividade ao porto de Itajaí?, disse o governador.
Pela manhí, Luiz Henrique se encontrou com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para pedir rapidez na conclusão da duplicação da BR-101. Nascimento prometeu liberar uma linha de crédito às empreiteiras, que estão sem recursos para prosseguir os trabalhos. O ministro também se comprometeu em encaminhar à Agência Nacional dos Transportes Terrestres o pedido pelo fim da cobrança do pedágio em Palhoça.
A reunião com Nascimento, contudo, foi dominada pela urgência da recuperação da ponte sobre o rio Hercílio, na BR-470, em Ibirama, rompida desde 29 de maio. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de julho. Por enquanto, apenas veículos leves podem passar pelo trecho.(Fonte: A Notícia – Jornal de Joinville – Joinville)