
O governo coreano e três grandes construtores navais coreanos – HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE), Samsung Heavy Industries e Hanwha Ocean – investirão cerca de US$ 6,8 bilhões (9 trilhões de won) para desenvolver novas tecnologias para a indústria de construção naval do país.
O Ministério do Comércio, Indústria e Energia (MOTIE) anunciou em 5 de março o lançamento da Iniciativa K-Shipbuilding Next Generation, uma plataforma para cooperação governo-público-privada, a fim de discutir a direção a ser tomada para a transformação da indústria de construção naval coreana.
Na primeira reunião da iniciativa, o governo coreano, os três principais construtores navais coreanos e a Associação Coreana de Construção Naval e Offshore assinaram um acordo conjunto para garantir competitividade tecnológica para a indústria de construção naval. Pelo acordo, o governo coreano e os construtores navais investirão o equivalente a US$ 6,8 bilhões, ou 9 biliões de won, ao longo dos próximos cinco anos, para garantir tecnologias ainda ausente na construção naval.
Dois dos projetos são o desenvolvimento do primeiro navio transportador de hidrogênio liquefeito do mundo até 2030 e liderar os padrões internacionais em navios a vela autônomos.
O governo também treinará dois mil profissionais de construção naval e trabalhadores de produção coreanos todos os anos por meio do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Inovação Futura e de um programa de treinamento para quem procura emprego.
O governo coreano também decidiu criar escritórios de investimento e de campo em cinco regiões em todo o país.
Fonte: Revista Portos e Navios