unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/12/25

Governo do Amapá se reúne com a DTA Engenharia Portuária

Empresa veio ao Amapá para apoiar a gestão estadual na estruturação de um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) de um porto offshore

O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), recebeu na quinta-feira (18), no Palácio do Setentrião, representantes da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, segundo comunicado divulgado pelo governo do Amapá no sábado (20). A empresa veio ao Amapá para apoiar a gestão estadual na estruturação de um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) de um porto offshore, e ainda para contribuir com a elaboração do plano diretor do petróleo.

“Quando tivermos a produção de petróleo – que eu acredito que nós teremos –, vamos ter que ter essas empresas, juntas com a Petrobras e a Transpetro, para poder garantir toda a funcionalidade da cadeia produtiva de óleo e gás. Nós estamos recebendo aqui uma empresa que veio avaliar possíveis áreas no Amapá, com o mapeamento de Santana até Calçoene. O mapeamento é bem minucioso, com propostas para a implantação dessa infraestrutura offshore para atender o segmento de petróleo”, disse o governador, segundo o comunicado.

A partir da análise de diferentes variáveis técnicas, a empresa irá apresentar à gestão estadual as melhores alternativas para instalação de bases portuárias para apoio às atividades de petróleo na Margem Equatorial.

“Eu estou muito satisfeito de estar aqui. A gente viveu o pré-sal no Rio de Janeiro há 20 anos e temos conhecimento para não cometer erros que nós cometemos lá. Nós não vamos cometer esses erros aqui. Os terminais para petróleo, para apoio offshore, logística de materiais e de equipamentos, é muito importante, não só aqui, mas também para a Guiana e o Suriname. Isso vai ser uma potência em poucos anos, eu estou aqui para ajudar e para colaborar”, afirmou o presidente da DTA, João Acácio Gomes Neto, também segundo o comunicado.

O encontro no Palácio do Setentrião foi acompanhado pelo deputado federal Júnior Favacho (MDB) e por equipes de governo. A agenda no Amapá incluiu um sobrevoo panorâmico sobre a região portuária de Macapá e Santana.

No último dia 16, o governo do Amapá e a Transpetro assinaram um memorando de entendimentos para iniciar estudos de viabilidade técnica visando à instalação de um novo terminal logístico na Região Norte. Os estudos terão como foco a avaliação da infraestrutura logística necessária ao desenvolvimento das atividades de produção na região, caso a campanha exploratória na Bacia da Foz do Amazonas comprove a existência de petróleo em escala comercial.

Fonte: Brasil Energia | Ana Luisa Egues.