unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/08/09

Governo do Espírito Santo informa que companhia construirá siderúrgica e porto

O secretário do Desenvolvimento do Espírito Santo, Guilherme Dias, anunciou que a Vale deverá construir na região uma siderúrgica para produção de 5 milhões de placas de aço por ano no município de Anchieta.

Segundo Dias será um conjunto de investimentos que abrange a execução de um novo ramal ferroviário e um porto para escoar a produção. O secretário não antecipou o valor dos investimentos e nem mesmo os parceiros da Vale, assinalando que a própria mineradora deverá fazê-lo. A assessoria de imprensa da Vale confirmou que a companhia anunciará investimentos no setor siderúrgico, mas absteve-se de dar detalhes.

Em 2008, a companhia pretendia instalar uma siderúrgica na região em parceria com a chinesa Baosteel, mas ambas declinaram do projeto devido à crise econômica global. A Vale, no entanto, afirmou que deseja encontrar novos parceiros para o projeto. Ontem (27) o presidente da Vale, Roger Agnelli esteve em Vitória para evento de implantação pela companhia de um sistema de dispersão de pó de minério de ferro.

Nesta semana, outra novidade é que a mineradora vendeu 2,07% das ações da PTI (PT International Nickel Indonésia Tbk), por meio de processo de book-building, por IDR 925,6 bilhões, o equivalente a US$ 91,4 milhões.

A PTI é a maior operadora global de níquel laterítico do mundo e, em 2008, a produção brasileira de níquel refinado, utilizando níquel matte produzido pela PTI alcançou 68,3 mil toneladas métricas em 2008, o que representou 24,8% da nossa produção total.