O governo federal publicou, no dia 4 de setembro, o edital para a construção de um trecho de 35,7 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), localizado entre os municípios de Guanambi e Caetité, no sertão da Bahia.
A Fiol II faz parte do projeto da ferrovia bioceânica, corredor ferroviário que conectará o Porto de Ilhéus, na Bahia, ao Porto de Chancay, no Peru, estabelecendo um novo eixo de integração comercial entre o Brasil, os países andinos e a Ásia.
A iniciativa busca ampliar a competitividade das exportações brasileiras e consolidar a ferrovia como um importante vetor logístico para o escoamento da produção agrícola e mineral da região.
Nesse sentido, o projeto prevê as seguintes estimativas:
- Investimento: R$ 507,1 milhões
- Geração de empregos: cerca de 2,4 mil postos de trabalho diretos
- Prazo de execução: 43 meses
- Início previsto: meados de 2026
Ademais, o traçado da obra foi ajustado para afastar a linha de uma barragem local, medida que garante maior segurança ambiental e estrutural. Do total de 485 km que compõem a Fiol II, aproximadamente 245 km já contam com trilhos implantados, enquanto o restante segue em obras ou em fase de licitação.
Após concluída, a ferrovia será integrada à Ferrovia Norte-Sul e ao Porto de Ilhéus, criando um corredor estratégico para o transporte de grãos, fertilizantes e outras commodities.