Dois navios de bandeira paraguaia estão encalhados no Cais do Porto, em Porto Alegre (RS), desde 1997. Depois de tanto tempo, o governo brasileiro, por meio da representante do Itamaraty no estado gaúcho, Camile Felippozzi, quer que seja agilizado o processo de remoção dos navios.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Adão Villaverde (PT), assegurou à representante do Itamaraty que o pedido e a urgência serão encaminhados ao Colégio de Líderes, da Assembleia, nesta terça-feira (22).
Pela proposta, os dois navios – Mariscal José Felix Estigarribia e General Bernardino Caballero – deverão ser retirados pela Superintendência de Portos e Hidrovias. O órgão estadual poderá vender o material em forma de sucata, para pagamento da dívida pendente.