Sao Paulo – O governo brasileiro vai pagar dez vezes mais à França do que o poderia remunerar a Alemanha por cinco submarinos, situação que motivará um pedido de explicações no Congresso, noticiou domingo a imprensa local.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, será chamado a esclarecer o assunto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara de Deputados, noticiou a edição digital do diário O Globo de Rão de Janeiro.
O contrato deverá ser assinado a sete de Setembro, quando da visita do presidente francês, Nicolás Sarkozy, que será um dos convidados às celebrações da independência.
O Brasil pretende comprar os submarinos à empresa estatal francesa DCNS por 6.700 milhões de euros, dez vezes mais que o preço da empresa privada alemí HDW.
A justificação seria que o pacote oferecido pela estal francesa inclui a construção de um estaleiro e de uma base naval em Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro.
O jornal refere no entanto que a oferta partiu da França e não surgiu como uma necessidade do Brasil, além dos franceses terem posto como condição que as obras ficassem a cargo da construtora brasileira Odebrecht.(fonte: AngolaPress – Angop,Luanda)