O Governo Federal poderá lançar, a qualquer momento, o edital de abertura da licitação para retirada das pedras de Teffé e Itapema, do canal de navegação do Porto de Santos.
A informação foi transmitida pelo ministro dos Portos, Pedro Brito, ao presidente do Sindicato das Agências Marítimas do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque. O assunto foi debatido em encontro entre as duas partes, no mês passado. Na oportunidade, Brito garantiu que o processo seria iniciado em 30 dias. Ele disse que não foi lançado antes por problemas no processo, mas a essa altura um novo edital já deve estar pronto, disse Roque.
Representante das agências marítimas no Estado, José Roque disse que a categoria não considera ainda a nova profundidade informada pela Codesp – 14,3 metros na entrada do canal de navegação. As agências trabalham com o calado oficial, divulgado pela Docas em conjunto com a Capitania dos Portos.
Sendo assim, para efeito de escala de navios em Santos, a profundidade que está sendo considerada é de 13,7 metros no Corredor de Exportação e no Terminal de Contêineres (Tecon) e de 12,7 metros na Alemoa.
O presidente do Sindamar minimizou o atraso na entrega da obra. Saímos de um estado de letargia de 20 anos, disse, deixando claro que uma prorrogação de dois meses no prazo final é administrável.