O porto de Rio Grande acaba de integrar o Sistema do Porto ao Siscarga (Siscomex Carga) da Receita Federal, o que possibilitará que as informações referentes aos Manifestos de Importação de Cargas estejam disponíveis para agências marítimas, Siscarga e Suprg (Superintendência do Porto de Rio Grande).
Inicialmente, a integração dos dados de ambos os sistemas envolve apenas o setor de importação, mas a Suprg está também debruçada no projeto para o Setor de Exportação, o que deverá agilizar os processos de entrada e saída de mercadorias no porto.
O Siscarga integra também os sistemas Mercante e Siscomex, controlando a movimentação de embarcações, cargas e unidade de cargas em portos nacionais alfandegados. O programa visa a melhorar o controle de mercadorias que ingressam ou saem do País, o combate à fraudes e a redução do fluxo de papel pelos fiscais da Receita Federal do Brasil.
Com a iniciativa, após o preenchimento dos dados do manifesto de carga no Mercante/Siscarga pelas agências, estas devem enviar um e-mail à Suprg, informando o número do POP (controle de programação no porto, que é gerado pela Fiscalização de Operações Portuárias), e os dados poderão ser consultados pelos setores competentes.