A Graninter, armador brasileiro, ficou 10 anos inativa, mas volta agora a atuar com carga seca, tanto na cabotagem quanto no longo curso. De acordo com o diretor da companhia, Luiz Philippe Figueiredo, a empresa passa a operar com novo modelo de negócios: Operaremos dentro de um planejamento estratégico, junto à Rocha Terminais, que prevê oferecer soluções de logística porta-a-porta (navio, porto, terminal, entrega) para a indústria siderúrgica e outras, afirmou.
O transporte de bobinas de aço para a ArcelorMittal Vega será a primeira atividade de retomada da Graninter. O serviço terá embarques mensais do Terminal Portuário de Itajaí para a Argentina, com dois navios fretados com capacidade para 11.000 toneladas de porte bruto: Vamos retomar desta forma, mas já estamos encomendando, em um estaleiro nacional, dois navios desse mesmo porte, ressalta o executivo.
O objetivo da companhia é atender a demanda específica pelo serviço de cabotagem e longo curso: Queremos entrar nesse mercado, no Mercosul, Chile e Peru, de carga geral solta, como produtos siderúrgicos e florestais, e granéis em geral, finaliza.