unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/07/12

Greve da Anvisa afeta porto e 13 navios aguardam vistoria em Vitória

Codesa diz que embarcações esperam desde 19 de julho. 30h é o normal. Operação-padrão da Receita Federal também paralisou atividades.

O movimento nos principais portos do país está comprometido por causa das greves de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da operação-padrão da Receita Federal, que começou no dia 16 de julho. Nesta terça-feira (24), segundo a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), 13 navios esperavam pela vistoria para atracar no Porto de Vitória. Em dias normais, a fila não passa de dois navios e a espera chega a no máximo 30 horas. Com a paralisação, tem embarcação esperando desde o dia 19 de julho para atracar no porto da capital.

saiba mais

Dilma reúne ministros para tratar da greve da Anvisa que afeta portos As empresas privadas não enfrentam problemas por causa da greve. A Vale informou que os navios estão atracando com atraso, mas isso não está comprometendo as atividades. A Fibria infornou que a greve não impactou o trabalho no Porto de Aracruz. E a Arcellor disse que não está enfrentando problemas. Segundo o jornal Valor Econômico, nesta terça-feira (24), a presidente Dilma Rousseff convocou às pressas uma reunião ministerial para tratar da greve.

A paralisação da Anvisa tem atrasado a emissão de autorização para que os navios atraquem nos portos. A agência é responsável pela emissão do documento conhecido por livre-prática, que permite o embarque e desembarque de mercadorias nos portos.

Os funcionários da agência reivindicam 25% de reajuste salarial. Já o aumento reivindicado pelos funcionários da Receita é de 30%.