O conglomerado mexicano assinou um acordo vinculativo com a petroleira russa pelos campos de Ichalkil e Pokoch

O Grupo Carso, um conglomerado mexicano, assinou um acordo vinculativo com a Lukoil por 50% dos campos de dois campos no offshore do México.
Segundo ofício enviado ao mercado na segunda-feira (19), a operação de aquisição se dará pela compra de 100% do capital social da Fieldwood México, subsidiária da Lukoil que detém os 50% nos campos de Ichalkil e Pokoch.
Os outros 50% pertencem ao Grupo Carso. Os campos estão localizados na Área Contratual 4, na costa do estado de Campeche. A área total dos ativos juntos é de 58 km² .
O investimento acordado será de US$ 270 milhões, além do Grupo Carso assumir a dívida que a operadora detém com a Lukoil, que é de US$ 330 milhões.
Contudo, para a transação acontecer, as empresas precisam seguir alguns protocolos, sendo um deles a autorização regulatória do órgão antitruste e do ministério de energia do México; e o outro a autorização expressa e específica do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA.
No final de outubro, os EUA impuseram sanções à Lukoil e à Rosneft, as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia. De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, foram emitidas sanções devido à “falta de compromisso sério” da Rússia em terminar a guerra na Ucrânia.
No mesmo mês, a União Europeia (UE) aprovou o 19º pacote de sanções à Rússia também devido à guerra, e a Lukoil logo anunciou a intenção de vender seus ativos internacionais por causa das sanções emitidas. Em novembro, a OFAC emitiu licenças à companhia russa, com intuito de estender o prazo para as empresas negociarem seus ativos.
Fonte: Revista Brasil Energia