
Divulgação
Embarcação ‘José Guilherme XII’, construída no Estaleiro Helitec (AM), integra série de 12 unidades com tração variando entre 35 TTE e 70 TTE
O grupo Chibatão, anunciou a aquisição do rebocador azimutal José Guilherme XII, de 70 toneladas de tração estática (TTE). A nova unidade, entregue este mês, tem 26,5 metros de comprimento, 11m de boca e 5m de pontal. A embarcação foi construída no Estaleiro Helitec, em Manaus (AM), e faz parte de uma série de 12 embarcações azimutais nomeadas José Guilherme, do I ao XII, com bollard pull variando de 35 TTE a 70 TTE.
A empresa destacou que a nova unidade foi cuidadosamente projetada e equipada com tecnologia de última geração, visando atender a todas as necessidades operacionais de forma eficaz e segura. De acordo com o grupo, a embarcação otimiza o consumo de combustível, além de contribuir para práticas mais sustentáveis na área de navegação.
A lista de clientes para os quais o rebocador vai operar inclui, além do grupo Chibatão, Petrobras, Maersk, Log-In, CMA CGM, Mercosul, Cosco, North Star, Brazilian Port Agents, Wilhelmsen, Amazônica Agência Marítima, Lachmann, Serveporto, Costa Shipping, Wilson Sons, ISS Marine, Unimar, Zin, entre outras empresas que atuam na região Norte.
Chibatão salientou que o equipamento é projetado para proporcionar segurança e confiabilidade durante operações de atracação e desatracação, mesmo em condições adversas e espaços restritos. Segundo o grupo, uma das principais características deste rebocador é a potência e capacidade de realizar manobras de grande complexidade com eficiência.
O grupo acrescentou que a potência e a tecnologia do rebocador vão possibilitar operações desafiadoras e espaços restritos de maneira segura. “É uma aquisição que representa um grande avanço em nossa capacidade de realizar manobras de atracação e desatracação com precisão e eficiência”, afirmou em nota a gestão corporativa da empresa.
Ficha técnica:
Rebocador com propulsão Azimutal (ASD)
Motores: Caterpillar (Modelo: CAT 3516C);
Propulsão: ZF (Modelo: AT 8311 WM-FP);
Guincho: Ibercisa;
Gancho de reboque: Mampaey;
Motores auxiliares: MWM (Modelo: 6.10TCA);
Classificação: MAREB ME (Área marítima A1)/Navegação Interior Área 1 e 2;
TTE: 70 toneladas;
Dimensões: comprimento (26,5m), boca (11m) e pontal (5m);
Potência: 2x2000kW;
Calado carregado: 3,015m
Madrinha: Não houve batismo das embarcações.
Fonte: Revista Portos e Navios