unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/04/11

Grupo europeu elabora padrão para contratos marítimos

A FTA (Freight Transport Association), associação de transporte fretado do Reino Unido, revelou a elaboração de um padrão para os contratos marítimos. O grupo acredita que a medida deve trazer uma melhor estrutura aos relacionamentos entre empresas fretadoras e transportadores.

De acordo com o diretor geral da FTA, Chris Welsh, um simples acordo de senhores não funciona. O que as grandes empresas fretadoras estão buscando são os acordos de longo prazo e quando você chega a isso, é preciso lidar com comprometimento, afirmou.

A declaração de Welsh foi dada na 13ª edição da Global Liner Shipping Conference, apresentando pela Containerisation International e na qual muitas transportadoras e fretadoras se disseram a favor dos contratos de alguns anos para criar laços mais fortes para as duas partes e que superem as oscilações de demanda e suprimento do mercado.

O contrato da FTA tem 31 páginas e inclui padrões de termos relacionados ao transporte de suprimentos, transporte interior, suprimentos de equipamentos, medidas de performance e taxas. Welsh ainda afirmou que a FTA incluirá termos adaptados ao contrato baseada em informações confidenciais dos consumidores dos fretadores. A idéia é que o contrato torne-se uma prática comum na Europa, assim como já é mais freqüente nos Estados Unidos.