Em apenas uma semana duas empresas do Grupo MPE entregaram seis módulos para dois FPSOs que estão sendo construídos para operarem, no pré-sal. Quatro módulos para o FPSO Cidade de Paraty, da SBM Offshore, e os últimos dois módulos para a P-58, que está sendo integrado pela Quip, no Estaleiro de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Os Módulos já estão navegando e devem chegar ao sul do país até a próxima quinta-feira ( 11) . Eles saíram do Pier da Nuclep no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira ( 5 ). Quando estiver pronta, a P-58 terá uma capacidade de produzir 180 mil barris diários de petróleo do pré-sal.
Também via marítima, mas para o Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a EBSE enviou os quatro módulos que estava montando para o FPSO Cidade de Paraty, da SBM Offshore, com sede em Mônaco. Quando estiver pronto ele será arrendado por 20 anos, produzindo cerca de 160 mil barris de petróleo por dia.
A EBE, uma as mais importantes e tradicionais empresas de engenharia do Brasil, foi a responsável pela montagem dos módulos da P-58. O engenheiro Paulo Massa, esteve a frente deste trabalho e fala sobre isso:
” Foi muito importante esta experiência. Fizemos um bom trabalho e já mandamos os equipamentos para o Estaleiro em Rio Grande, onde eles serão montados na P-58 pela Quip. Agora estamos nos concentrando em terminarmos os outros cinco módulos da P-62. A partir desta semana já mandaremos os primeiros módulos para o Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. Eles também serão mandados via marítima. Esperamos concluir toda montagem o mais breve possível.”
Paulo Massa revela que a EBE está em conversações para montagens de outros módulos:” Eu ainda não posso dar as informações completas por enquanto, mas já estamos em conversações avançadas para produzir outros módulos para um outro FPSO. Mais alguns dias e poderemos anunciar as novidades. O que posso dizer é que elas serão boas e que o resultado do trabalho que desenvolvemos aqui, nos credenciou para mais este desafio. ”
O diretor-superintendente da EBSE, outra empresa do Grupo MPE, que foi a responsável pela montagem dos módulos do Cidade de Paraty, Marcelo Bonilha, informou que a entrega dos equipamentos foi feita antes do prazo previsto:
” Nossas equipes trabalharam de forma sincronizada, desde a nossa fábrica, em Santíssimo, até o local da montagem desses módulos, na Nuclep, em Itaguaí. Foi um bom resultado, principalmente porque o nosso cliente, a SBM Offshore, ficou satisfeita. Isso para nós, é extremamente importante. Posso dizer que o contrato que ganhamos para os módulos do FPSO Ilha Bela, também da SBM, foi um reconhecimento a qualidade do trabalho das equipes da EBSE.”