Foi com champanhe e balões brancos e vermelhos que a Hamburg Süd celebrou o batizado do navio Santa Ursula, no terminal da Santos Brasil no Porto de Santos (SP), nesta quinta-feira. Esse é o oitavo navio de uma série de dez porta-contêineres idênticos considerados os maiores já construídos para a companhia.
O Santa Ursula teve como madrinha Márcia A. M. dos Santos, vice-presidente da Marfrig Alimentos S.A., tem capacidade para transportar 7.100 Teus (unidade de medida equivalente um contêiner de 20 pés) e 1.600 tomadas reefer. A embarcação tem generosas proporções: 300 metros de largura e 42,8 de largura, com calado máximo de 13,5 metros.
O navio deverá ser empregado no serviço entre Ásia/Sul da África e Costa Leste da América do Sul, trade mais importante da companhia, já que ele é responsável por 25% das movimentações da Hamburg Süd. De acordo com Julian Thomas, diretor-Superintendente da Hamburg Süd Brasil, a previsão é que o Santa Ursula escale 20 portos brasileiros, mas a inclusão de navios cada vez maiores em suas frotas aponta uma tendência nas companhias marítimas: “Com a inclusão deles, a tendência é que o número de portos escalados caia”.
Ottmar Gast, presidente do conselho executivo da Hamburg Süd afirmou que a companhia tem visto um futuro otimista para o Brasil: “Juntos, não apenas enfrentamos crises econômicas, mas saímos dela. Estamos integrados aos nossos clientes, mas crescimento recai em infraestrutura e embora vejamos progressos nessa área, o ritmo ainda está muito lento para cobrir toda a demanda”, ressaltou ele.