Uma delegação do porto de Tilbury visitou recentementente Israel objetivando convencer a Zim Integrated Shipping CO. a escalar em Tilbury em vez de Felixstowe. Há agora uma força motriz por trás da visita da companhia alemí Hamburg Süd que utiliza o Porto de Tilbury como um de seus hubs europeus mais importantes, servindo principalmente as Américas do Sul e Central.
Felixstowe é o primeiro gateway da Zim no Reino Unido e tem servido como porta de entrada para o país há mais de 20 anos. Seu maior serviço estabelecido é o JOS (também conhecido como UKEI) para o Mediterrâneo Oriental, oferecendo um dia fixo semanalmente para Limassol, Alexandria, Ashdod e Haifa.
O diretor da AMA (Associated Maritime Agencies Ltd.) e agente da Hamburg Süd israelense, Yoram Hofmman, ressaltou que Porto de Tilbury está localizado no rio Tamisa, adjacente à autoestrada orbital M25 Londres, e a menos de 35 quilômetros do centro de Londres, sendo o mais próximo terminal de contêineres para o maior centro comercial do Reino Unido.
Hoffman acrescentou que o Porto de Tilbury possui modernas instalações de armazenagem para produtos refrigerados, que permitem aos exportadores de Israel produtos frescos e armazenagem de mercadorias a um custo relativamente baixo, enquanto Felixstowe não oferece essas vantagens.