unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/12/09

Hamburg Süd volta a escalar em Mar del Plata

A chegada do porta-contêineres Alianca Neuquén, da Hamburg Süd, esta semana no porto Mar del Plata, na Argentina, iniciou um novo ciclo para o complexo portuário que, após as obras de dragagem, estará capacitado para receber embarcações de grandes dimensões.

O navio da Hamburg Süd tem mais de 160 metros de comprimento e 7,40 metros de calado, chegou do Rio Grande do Sul, aportou no Terminal 2, rumando logo após para a cidade de Ushuaia.

Havia seis meses que a companhia não operava no porto e agora passará a ter escalas frequentes, incorporando Mar del Plata novamente à sua rota no Atlântico Sul, que une os portos do Brasil com os da Patagônia argentina.

O porto obteve financiamento do Estado e por meio do Consorcio Portuario Regional de Mar del Plata executa obras de dragagem no canal de acesso secundário à estação portuária. Os últimos informes de batimetria indicam que os avanços das obras de dragagem em marcha permitem o acesso de navios de até 165 metros de comprimento e 10 metros de calado.

Após a partida do Alianca Neuquen, chegou a Mar del Plata o porta-contêineres Falmouth da Maersk, que opera semanalmente no porto.

As obras de dragagem continuam sendo executadas pela draga Mendonza 259-c. O projeto inclui a remoção de três milhões de metros cúbicos e todo o material retirado é depositado nas imeadiações de Cabo Corrientes para que a deriva o deposite na costa e permita a recuperação da largura das praias nesse setor.