O desempenho das companhias marítimas em 2011 pode ser afetado por um excesso na oferta de porta-contêineres aliado a um mercado de graneleiros mais frágil, de acordo com a Hanjin Shipping. Em 2010, a divisão de contêineres da operadora registrou 52% de incremento nas vendas, para US$ 6,7 bilhões em virtude do alto volume de embarques e da recuperação de taxas nas rotas Transpacífica e Ásia-Europa.
Para o segmento conteinerizado, acreditamos que o excesso de capacidade será um grande desafio, considerando a incerteza contínua nas principais economias do planeta e a adição de embarcações superdimensionadas durante o decorrer do ano, informou a companhia em comunicado, aonde também destacou que pretende expandir sua presença em mercados emergentes para assegurar a estabilidade nos lucros.
Por sua vez, a divisão de graneleiros da Hanjin cresceu 17% para US$ 1,3 bilhão, fruto de um incremento nos embarques pela implantação de novos navios e recuperação parcial dos valores de frete, obtendo lucro operacional de US$ 3 milhões em comparação a perda de US$ 84 milhões em 2009. No entanto, a previsão para 2011 não é de grandes lucros para o setor. Acreditamos que o setor graneleiro apresente fraqueza neste ano devido ao aumento de capacidade previsto, além de barreiras em potencial para exportação de matéria-prima, afirmou a companhia.
O lucro líquido da Hanjin referente a 2010 foi de US$ 229 milhões – comparado a uma perda de US$ 1 bilhão no ano anterior -, devido ao crescimento no volume de cargas transportadas e taxas de frete resultantes da recuperação econômica. O total de vendas teve alta de 44,9%, para US% 8,1 bilhões, ante US$ 5,6 bilhões em 2009. A empresa mencionou que a adoção de medidas de contenção de custos, como deixar parte da frota ociosa e adoção do eco-steaming, também contribuíram para a elevação nos rendimentos.