unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/11/10

Hanjin, Evergreen e China Shipping planejam novas encomendas

Diversas companhias de transporte marítimo da Ásia estão planejando a encomenda de novos porta-contêineres, com o intuito de atender a crescente recuperação na demanda para capacidade de recipientes.

Três das principais transportadoras – Hanjin Shipping, Evergreen Group e China Shipping – declararam, durante encontro anual realizado em Guangzhou (China), a intenção de encomendar novas embarcações em 2011, sem dar maiores detalhes sobre os pedidos.

Conforme noticiado anteriormente, a Evergreen pretende adquirir mais 10 embarcações de 8 mil Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) de capacidade nominal, a serem construídos pela Samsung Heavy Industries a um custo de US$ 103 milhões por unidade. No mês de setembro, a companhia já havia encomendado outros 10 porta-contêineres com as mesmas características.

Já a Hanjin pode anunciar um acordo para porta-contêineres de médio porte no final de 2010, afirmou o CEO Kim Young Min. O executivo acrescentou que o volume global de recipientes pode aumentar em até 8% no próximo ano, uma vez que o crescimento econômico nos EUA e Europa estimula a demanda por mercadorias asiáticas.

A China Shipping, por sua vez, deve anunciar uma nova encomenda em breve, segundo o presidente da companhia, Li Shaode. A empresa também planeja um grande investimento logístico para regiões costeiras, de acordo com o executivo.

Com o retorno da demanda global, as transportadoras passaram a utilizar novamente suas frotas ociosas, mas com o slow-steaming (política de redução de velocidade das embarcações) se tornando uma prática permanente, a capacidade pode ficar comprometida caso os volumes continuem a crescer.