unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/06/21

Hapag-Lloyd encomenda seis porta-contêineres ultragrande de 23.500 TEUs

A Hapag-Lloyd araca de concluir um pedido de seis navios porta-contêineres de 23.500 TEUs. No total, serão 12 novos navios porta-contêineres ultralargos adicionados à frota do armador — no final do ano passado a empresa já havia encomendado seis navios do mesmo tamanho e tipo.

“Embora isso não seja um alívio imediato para a atual escassez de capacidade, a encomenda reforça nosso compromisso em atender a demanda e fornecer o melhor serviço possível para as cadeias de suprimentos”, diz a companhia em nota.

Os novos navios serão equipados com motor dual-fuel de alta pressão de última geração. Os motores extremamente eficientes podem funcionar com combustível convencional, mas funcionarão principalmente com gás natural liquefeito (GNL), resultando em uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa: de 15% a 25% menos CO2 e mais de 90% menos dióxido de enxofre e partículas. “Embora estejamos apenas olhando para o GNL como uma solução de médio prazo, ele é atualmente o combustível mais promissor em nosso caminho para um futuro com emissão zero”, diz a companhia.


Os seis navios adicionais foram financiados por meio de um empréstimo verde consorciado de US$ 852 milhões. A transação foi concluída de acordo com os Princípios do Empréstimo Verde da Associação do Mercado de Empréstimos (LMA), ao mesmo tempo que foi verificada por um especialista independente na forma de uma opinião secundária da DNV.

Os seis navios agora encomendados operarão nos serviços Europa-Extremo Oriente e serão gradualmente entregues no decorrer do ano de 2024.

Fonte: Revista Portos e Navios

Leia mais