A Hapag-Lloyd anunciou um investimento de aproximadamente US$ 4 bilhões em 24 novos porta-contêineres de alta eficiência, com entregas previstas entre 2027 e 2029. Doze embarcações, com capacidade de 16.800 TEU cada, serão construídas pelo Yangzijiang Shipbuilding Group, enquanto outras 12 unidades, com capacidade de 9.200 TEU cada, foram encomendadas da New Times Shipbuilding Company Ltd. Os novos navios a serem construídos pelos estaleiros chineses visam expandir e modernizar a frota, além de substituir unidades mais antigas em fase de aposentadoria.
Equipados com sistemas de propulsão dupla que utilizam gás liquefeito e estão prontos para operar com amônia, os novos navios também podem ser abastecidos com biometano, reduzindo as emissões de CO2e em até 95% em comparação com motores convencionais. A medida está alinhada à Estratégia 2030 da empresa, que visa a descarbonização da frota e a melhoria da eficiência operacional, reforçando seu compromisso com a meta de 1,5 grau do Acordo de Paris e a redução de um terço nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.
Com uma frota de 287 navios e uma capacidade total de 2,2 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd se é uma das principais operadoras globais no transporte marítimo regular e busca um futuro multicombustível com investimentos em tecnologias de propulsão alternativas.
Fonte: Revista Portos e Navios