unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/10/23

Hapag-Lloyd nomeia seu primeiro porta-contêineres ultragrande movido a GNL

A armadora encomendou seis navios gêmeos à Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering no final de 2020 e acrescentou ao pedido outros seis em 2021. Eles agora estão sendo concluídos pela Hanwha Ocean, a sucessora da Daewoo, com os dois primeiros navios já entregues.

A Hapag-Lloyd destaca que, além do melhor desempenho ambiental, os navios também são mais eficientes, com uma capacidade 20% maior do que seus navios anteriores, a classe A18.

Cada um dos navios, da classe Hamburg Express, medirá 399 metros de comprimento com uma boca de 61 metros. O “Berlin Express” possui 1.500 slots refrigerados, pode atingir uma velocidade de 22 nós usando motores MAN B&W e foi equipado com um tanque de GNL de 18.650 cbm, suficiente para uma viagem completa de ida e volta Europa-Ásia-Europa.

Outras características do projeto incluem um casco otimizado, hélices altamente eficientes e capacidade de operar com energia em terra. Possui também um sistema de amarração e carregamento customizado que oferece maior flexibilidade. O navio emprega um sistema avançado de navegação e planejamento de rotas, tripulado por uma tripulação de 27 pessoas, incluindo dois capitães.

A Hapag-Lloyd destaca que, embora os navios da classe operem inicialmente com GNL, foram projetados para uma futura transição de combustível. A tecnologia de duplo combustível irá permitir-lhes mudar para combustíveis não fósseis, como o biometano e o e-metano, à medida que se tornem mais facilmente disponíveis.

O “Berlin Express” foi entregue à Hapag-Lloyd em 13 de junho, mas inicialmente foi empregado na rota entre a Ásia e o Oriente Médio. Ela chegou a Hamburgo há seis dias e agora segue para a rota que opera entre a China, com escalas em Taiwan, Cingapura, Roterdã, Antuérpia, Southampton, Algeciras e Hong Kong.

Fonte: Revista Portos e Navios