unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/04/23

hEDGEpoint Global Markets indica tendência de excesso de oferta de GNL

A hEDGEpoint Global Markets avalia que o excedente da oferta global de gás natural não acabará tão cedo. Em relatório divulgado nesta terça-feira (5), a consultoria afirma que nem mesmo a queda de mais de 70% dos preços do GNL desde o início do ano fez com que os produtores reduzissem a oferta do insumo.

As exportações norte-americanas estão sendo impulsionadas pela produção recorde de gás e a retomada da operação do terminal Freeport LNG. Soma-se isso a fraca atividade industrial do país, que faz com que mais gás fique disponível para ser convertido em GNL.

“Quanto mais GNL os EUA exportam, maiores são as chances de criar um excesso de curto prazo da commodity”, alerta a consultoria.

Do lado da demanda, Europa e China tiveram um recuo significativo nas importações. Os estoques no continente europeu permanecem elevados, enquanto o gigante asiático deslocou a oferta de GNL em favor do gás russo e do fornecimento barato e abundante de carvão.

“A grande questão é como deve ser o comportamento dos preços na medida em que o verão se aproxima no hemisfério norte, quando a demanda por refrigeração costuma aumentar? Uma coisa é certa: o atual excedente visto globalmente não terminará tão cedo”, afirma o relatório.

Fonte: Revista Brasil Energia