
A Helix Energy Solutions fechou um contrato com a Shell para o descomissionamento de poços nos campos de Bijupirá e Salema, localizados na Bacia de Campos, informou a Helix em comunicado na segunda-feira (31/10). O escopo de trabalho inclui serviços de plug e abandono de poços, bem como o fornecimento da embarcação riser-based de intervenção em poços Q7000, um sistema de riser de intervenção (IRS) e ROVs.
As atividades serão iniciadas em 2024 e possuem duração estimada de um ano, com opções de extensão. De acordo com o vice-presidente executivo e diretor de operações da Helix, Scotty Sparks, “este é mais um passo em direção à execução de nossos objetivos estratégicos, que inclui contribuir para a transição energética ao fornecer os melhores serviços de descomissionamento da categoria”, afirmou Sparks no comunicado.
Os campos de Bijupirá e Salema são operados pela Shell (80%) em parceria com a Petrobras (20%). De acordo com o Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, Bijupirá e Salema não produzem desde janeiro e dezembro de 2021, respectivamente, após aproximadamente 28 anos do início da produção, em 1993. O FPSO Fluminense, que opera nos campos, deverá ser descomissionado entre 2023 e 2024.
Em fevereiro deste ano, a Helix fechou um contrato com a Trident Energy para descomissionar os polos Pampo e Enchova, também localizados na Bacia de Campos. O projeto deverá ser iniciado no final deste ano.
Fonte: Revista Brasil Energia