A Hidrovia do Sul movimentou 24.693.401 toneladas em 2010. Foram 2.472.220 toneladas na navegação interior estadual, 461.565 toneladas na cabotagem e 21.759.614 toneladas no longo curso. Os dados são da Superintendência de Navegação Interior da Antaq.
Em relação à navegação interior estadual, a equipe técnica da Agência registrou 11 linhas, sendo que quatro merecem destaque: Canoas (RS) – Rio Grande (RS); Porto Alegre – Rio Grande (RS); Guaíba (RS) – Rio Grande (RS) e Triunfo (RS) – Rio Grande (RS). A primeira delas, por exemplo, foi a que mais movimentou: 1.116.049 toneladas.
“Nessas quatro linhas, nota-se em uma das pontas a cidade de Rio Grande. Isso porque há um importante porto nesse município. A linha Canoas-Rio Grande foi responsável por 45% do total transportado em toneladas por navegação interior estadual na Hidrovia do Sul. Vale lembrar que a navegação interior estadual não é regulada pela Antaq, entretanto as estatísticas vêm de instalações portuárias que pertecem à área de atuação da agência”, ressaltou o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski.
Na navegação interior estadual realizada na Hidrovia do Sul, a soja foi o produto mais movimentado, com 372.353 toneladas. Depois aparecem celulose (335.197 toneladas) e farelo de soja (309.095 toneladas).
Em relação à navegação de cabotagem, foram registradas nove linhas na Hidrovia do Sul. A principal delas foi Canoas (RS) – Angra dos Reis (RJ), que movimentou 180.459 toneladas. Nessa linha, os produtos movimentados foram fertilizantes, malte e cevada, trigo, soja e cimento.
Na navegação de longo curso, foram movimentados 21.759.614 toneladas. Destaque para Rio Grande. Saíram 14.009.095 toneladas do município e chegaram à cidade gaúcha 7.265.156 toneladas, totalizando 21.274.251.