A implantação da hidrovia Teles Pires-Tapajós é estratégica para o escoamento da produção de grãos na região norte do Mato Grosso e, segundo levantamento recente do Movimento Pró-Logística, poderá significar queda de 70% nos custos de frete.
O movimento, encampado por entidades do setor produtivo do Estado, defende que o desembolso atual para transportar uma tonelada de grãos é de US$ 90 e com a hidrovia cairia para US$ 27, uma economia de 70%. Atualmente os custos anuais para escoar a produção atingem US$ 1,322 bilhão. Se implementada, a hidrovia reduziria os custos para US$ 397 milhões.
Outra informação relevante diz respeito aos embarques destinados ao mercado internacional. Se a exportação de soja ocorresse via Teles Pires-Tapajós, o incremento seria de 64% nos embarques.
Na opinião do gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Anterior da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Tokarski, ainda há muito a ser feito para viabilizar a navegação nos dois rios que cortam o Estado, com a construção de eclusas. Ele admite, porém, que se forem feitos os investimentos nas hidrovias, estes possibilitarão uma economia de R$ 1 bilhão de subsídios, que são gastos todos os anos pelo governo federal para escoar a safra agrícola.
A produção do Estado é crescente e, por isso, a implantação de vários modais é imprescindível. E os modais mais eficientes são as ferrovias e hidrovias, concluiu.